Os setores de educação e meio ambiente dos governos federal, estadual e municipal preparam-se para enfrentar a agenda ambiental de 2012, cujo ponto alto é a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio +20), em junho. Para isso, representantes dos Ministérios da Educação (MEC) e do Meio Ambiente (MMA) vão discutir com gestores de educação ambiental das Secretarias Estaduais de Meio Ambiente e de Educação, uma vez que os diversos eventos ligados ao meio ambiente e à sustentabilidade ensejam a necessidade do avanço da consciência e participação social e das iniciativas de formação e informação da sociedade e dos governos perante o desafio da sustentabilidade socioambiental.
Essa reunião, prevista para ocorrer em dezembro, faz parte dos encaminhamentos definidos num encontro realizado no mês de outubro (20/10) pelo Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) - que agrupa as áreas de educação ambiental dos dois ministérios. Dentre as deliberações aprovadas, destaca-se a proposta de discutir com os gestores de educação ambiental estaduais temas como direitos humanos, Conferência da ONU Rio+20 e a IV Conferência Nacional Infanto-Juvenil do Meio Ambiente, a realizar-se em 2013.
O tema ambiental será um dos personagens principais dos cenários político, econômico e social de 2012. O ano começa com o Fórum Social Mundial Temático, a ocorrer em Porto Alegre, no fim de janeiro. Na última semana de março, está prevista a realização do VII Fórum de Educação Ambiental, em Salvador. Em 2013, é a vez da II Jornada Internacional de Educação Ambiental.
Durante todo o ano de 2012, a IV Conferência Nacional Infanto-Juvenil vai aproveitar o clima da Conferência da ONU para realizar atividades preparatórias em várias escolas do País a fim de mobilizar ações e debates locais sobre "Escolas Sustentáveis". De acordo com o coordenador geral de Educação Ambiental do MEC, José Vicente de Freitas, trata-se de uma proposta de escola "alicerçada numa intencionalidade pedagógica de promover a partir das escolas a cultura da sustentabilidade", disse.
No encontro com os gestores estaduais, o MMA e o MEC pretendem consolidar as Comissões Estaduais de Educação Ambiental (Ciea), das quais participam também representantes da sociedade civil na formulação e implementação conjunta de ações educativas, dentro e fora das escolas. "Essa parceria do MEC e MMA é muito relevante porque difunde ações de educação ambiental dentro e fora da escola, num momento em que sociedade e governo buscam alternativas para a sustentabilidade e a justiça social", ressalta o diretor de Educação Ambiental da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental (Saic) do MMA, Nilo Diniz.
Maria Borba da Ascom do Ministério do Meio Ambiente
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