quarta-feira, 2 de março de 2011

A farra dos Blocos Tradicionais

É necessário fazermos um trabalho de concientização entre os componentes de todos os blocos tradicionais principalmente no tocante a sua organização. Os blocos tradicionais tem que deixar esse regime patriacal. O blocos não são de Fulano,Cicrano, Beltrano, Família Cicrano, Família Beltrano, Aquele, Aquela, Esse outro, etc....

Eles tem que funcionar realmente como Associação, tem que se aproximar da sua comunidade, tem que associar os seus componentes com direito a voz e votos, com direitos assegurados e com os seus deveres perante a Associação. Possuindo uma diretoria realmente escohida pelo voto, e não um grupamento que seja indicado por quem se diz "Dono do Bloco" e assim fica balançando a cabeça pra tudo o que querem essas pessoas. Precisamos tirar os blocos de dentro das suas casas, pois isso é uma das coisas que dá o direito para A, B ou C acharem-se "Donos do Bloco".

É hora do Ministério Público começar a auditar essas Associações que foram registradas como Blocos Tradicionais e ver quantos sócios realmente tem, quantos diretores estão realmente associados, como foram montadas suas diretorias, qual a data da última eleição, porque na sua maioria podemos considerá-las Associações fantasmas.

A receita estadual e o Tribunal de Contas do Estado e do Município deveriam auditar suas prestações de contas, afinal são mantidos na sua maioria pelo poder público, e aí veremos o quanto realmente foi aplicado nas fantasias e despesas da brincadeira e o quanto foi parar nos bolsos de alguns "Donos do Bloco".

Feito isso com certeza obrigaríamos essas Associações a criarem mais vínculos com a comunidade onde estão inseridas e os seus componentes, e aquelas que não têm menor condição de existir possam ser extirpadas do processo, inclusive sobrando recursos para aquelas que realmente funcionem como Associação e tragam benefícios para a comunidade através de um trabalho social. Criar uma Associação só para receber recursos da FUNC, da SECMA ou do Governo Federal só pra fazer carnaval é muito fácil.

Faz-se necessário criarmos dispositivos que diminuam esse aumento acelerado de Agremiações, para um bloco em Brasília por exemplo receber recursos via Liga dos Blocos Tradicionais eles precisam ter no mínimo 10 anos de existência, no Maranhão não, um grupamento brigou com o "Dono de Bloco X" saiu de lá, reuniu mais algumas pessoas, assinaram uma ata de fundação e registraram em Cartório, expediram um CNPJ, mandam fazer contratempos, retintas e ganzares, tocam a batida 3x2, conseguiram chegar na passarela no horário, no outro ano já recebem verbas do governo estadual e municipal, pronto são considerados Tradicionais. É preciso acabar com essa farra.

Quando os blocos chegarem a esse nível de organização quem sabe poderemos pensar num resgate do nosso verdadeiro carnaval de rua.

Por Henrique Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário