quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Prefeitura realiza segunda lavagem de alta pressão na Fonte do Ribeirão



A Prefeitura de São Luís, por meio das secretarias municipais de Turismo (Setur) e de Obras e Serviços (Semosp), iniciou, nesta terça-feira (01), a lavagem de alta pressão (hidrotérmica) na Fonte do Ribeirão e em todo seu entorno. A ação faz parte da Aliança pelo Centro Histórico, organizada pelo município, com apoio da sociedade civil, trade turístico e empresariado.

Cerca de dez técnicos estão trabalhando no local com maquinário especial que lança jatos d’água quente com pressão de quatro mil libras. Até o momento, já foram lavadas as praças Benedito Leite, da Criança, Valdelino Césio, da Abolição, Nauro Machado; e as escadarias da Rua do Giz e Humberto de Campos. Após passar pela Fonte do Ribeirão, a equipe seguirá para o Beco Catarina Mina, Rua do Trapiche e calçadas da Rua Portugal, no Centro Histórico de São Luís.

“Estas ações de limpeza são fundamentais para a manutenção do nosso Centro Histórico e estão dando resultados positivos. Pontos turísticos, praças, ruas e escadarias que recebem regularmente a limpeza já estão menos sujos e sem o forte odor de urina ou de lixo”, disse o secretario municipal de Turismo, Liviomar Macatrão.

A ação de limpeza juntou dezenas de pessoas que paravam para acompanhar os trabalhos. Muitos elogiaram a iniciativa. “Estou sabendo que esta é a segunda vez que fazem essa limpeza e fico feliz com isso, pois a Fonte é um pouco de nossa história”, disse o advogado José Maria.

Fonte será restaurada 

Em breve, a Setur, em parceria com a Fundação de Patrimônio Histórico (Fumph), iniciará a restauração total da Fonte, com cerca de R$ 200 mil garantidos por meio de emenda do deputado federal Pinto Itamaraty (PSDB) e convênio com o Ministério do Turismo. “Há todo um processo burocrático necessário para garantir a aplicação dos recursos. Creio que ainda este ano, a ordem de serviço da obra será assinada pelo prefeito”, enfatizou Macatrão.

A fonte, que foi construída em 1796 pelo então governador Dom Fernando Antônio de Noronha, receberá pintura especial, restauração de pedras de cantaria, conserto de calçamento, estrutura hidráulica da, pátio e contará com iluminação artística, dando ênfase ao turismo noturno.

A Fonte do Ribeirão está situada entre as ruas dos Afogados e das Barrocas. Desde 1950, é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).


Ascom da Prefeitura de São Luís

Nenhum comentário:

Postar um comentário