terça-feira, 8 de novembro de 2011

A Sustentabilidade no Feminino foi tema de encontro preparatório para o Rio + 20

Primeira Vice-presidente da Câmara, deputada Rose de Freitas, prestigia evento em Brasília e fala sobre a importância da mulher nas políticas de meio ambiente



A primeira vice-presidente da Câmara dos Deputados, deputada Rose de Freitas, foi nesta terça-feira (08), ao Centro de Convenções do Gran Bittar, em Brasília, prestigiar o evento “Mulheres Rumo à Rio + 20: A Sustentabilidade no Feminino”, quando foi recebida em almoço pela Ministra do Meio Ambiente, Izabela Teixeira. “Vamos formar três grandes grupos de mulheres para trabalhar as ações que serão desenvolvidas pela Rio + 20”, salientou Izabela Teixeira. O evento pretende ampliar e consolidar uma rede de mulheres brasileiras pela sustentabilidade e criar três grupos de trabalho que indicarão o programa e as ações prioritárias de uma iniciativa a ser lançada na Rio + 20, em junho do próximo ano.

“Fico feliz em ver a liderança das mulheres em várias áreas”, ressaltou Rose de Freitas. “Quem cuida, na verdade, com o futuro do meio ambiente, é a mulher”, contou. “A natureza está ligada ao cuidado da casa, do bem-estar e da saúde e as mulheres sempre foram mais sensíveis às questões ambientais também por conta destas características”, acrescentou Adriana Moreira, Assessora Ambiental Senior do Banco Mundial no Brasil.

Diferente do que aconteceu há quase 20 anos, quando, na última hora, a organização da ECO-92 teve que formatar um painel extra exclusivamente para mulheres, a Rio+20, que acontecerá na capital carioca em junho do próximo ano, reservará um painel para a ala feminina, que tem hoje como representante maior a presidenta da república, Dilma Rousseff.

O encontro desta terça-feira, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente, é o resultado de sugestões de 60 mulheres consultadas previamente e tratou do papel das mulheres nos conselhos de administração de empresas públicas ou privadas na questão da sustentabilidade; incentivo ao empreendedorismo verde (negócios sustentáveis); e promoção de novos padrões de consumo e de valores pró-sustentabilidade que levem ao consumo responsável ou consciente.

O público-alvo serão as mulheres brasileiras, líderes, que estejam ocupando cargos em empresas públicas ou privadas, em organizações não governamentais, universidades e academia que têm poder de decisão e/ou influência nas políticas destas instituições. Mulheres que se interessam pelas questões de promoção e de sociedades mais sustentáveis. “As mulheres estão formando, atualmente, uma rede de informações para proporcionar grandes debates”, concluiu a vice-presidente do Congresso Nacional, Rose de Freitas. “Estamos numa época de transição em que as mulheres precisam refabricar toda essa herança recebida e adaptar esses valores nessa nova realidade”, acrescentou a deputada estadual Aspásia Camargo (PSDB/SP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário