sexta-feira, 22 de maio de 2009

Exposição Homem ao Mar

Chega a Brasília a exposição ‘Homem ao Mar’. Até o dia 15 de junho, de terça a domingo, das 9h às 18h30, no Museu Nacional, os brasilienses poderão conferir os 35 painéis fotográficos, em preto e branco, da autoria de Francisco Pinto.

Esse trabalho é o resultado da edição do ensaio fotográfico de 4 mil imagens, realizado entre os anos de 2003 e 2006, e publicado em livro em 2007. O fotógrafo explorou e documentou a cultura da população do litoral de Santa Catarina, que tem a matriz açoriana como sua mais importante raiz antropológica.
Nesse contexto, as principais características culturais desse povo são apresentadas em várias nuances: o intenso contato com o mar - que pela abundância do pescado tornou a atividade pesqueira na principal ocupação das comunidades locais, a construção de embarcações, a culinária típica, a produção da farinha de mandioca, a destilação da cachaça, a religiosidade, as festas populares, o amor pelo futebol e outros detalhes do cotidiano da população.

Com a montagem da exposição, o público tem a oportunidade de reconhecer o papel jornalístico do trabalho e conhecer a expressão artística do fotógrafo autor, representada pelas imagens que foram produzidas durante os três anos de trabalho.


Fonte: Ascom - Secretaria de Cultura do Distrito Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário