segunda-feira, 25 de maio de 2009

Lutero Rodrigues comanda a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional

O Maestro Lutero Rodrigues estará a frente da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional nesta terça-feira (26), às 20h, na sala Villa-Lobos. No repertório, composições de Antonio Carlos Gomes, José Sirqueira, Claudio Santoro e Mozart Camargo Guarnieri. O Quarteto de Brasília também participará do evento.

O regente da noite de terça, teve contato com a música desde a infância, estudou violino e mais tarde, piano, concluindo o Curso de Regência na USP, em 1980. Até então havia atuado como regente coral, à frente de vários grupos, destacando-se o Madrigal ‘Klaus-Dieter Wolff’ que recebeu o prêmio de “Melhor Coral do Ano de 1980”, outorgado pela Associação Paulista dos Críticos de Arte(APCA). Nos três anos seguintes, continuou seus estudos na Alemanha, na Escola Superior de Música de Detmold, sob a orientação de Martin Stephani. Durante este período, estudou também com Sergiu Celibidache. De volta ao Brasil, em 1984, desenvolveu intenso trabalho voltado à formação de músicos, atuando como regente da Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí(1985-1987) e Orquestra Sinfônica Juvenil do Litoral (1984-1991). Durante 12 anos(1986-1998), foi regente da Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba, com a qual realizou várias turnês nacionais e internacionais (México e Dinamarca). Na temporada de 1992, foi também Regente Titular e Diretor Artístico da Orquestra Sinfônica da Paraíba.

Inúmeras vezes coordenou e dirigiu eventos, cursos e festivais de música, destacando-se o Festival de Inverno de Campos do Jordão, do qual foi Diretor Artístico durante 4 anos (1987 a 1990) e as Oficinas de Música de Curitiba. De 1996 a 2003, foi Regente Titular e Diretor Artístico da Orquestra de Câmara Theatro São Pedro, de Porto Alegre. De 1998 a 2005, foi Regente da Sinfonia Cultura - Orquestra Sinfônica da Rádio e TV Cultura – da qual tornou-se também, a partir de 1999, seu Coordenador Musical. Com esta orquestra que, durante a sua existência, foi aquela que maior número de composições brasileiras executou, em todo o país, realizou centenas de gravações radiofônicas e dezenas de gravações para a televisão, além de várias gravações de trilhas de cinema, vinhetas e acompanhamentos de grupos de ballet. Como Regente Convidado, já dirigiu as principais orquestras brasileiras e atuou também no exterior: Alemanha., Costa Rica, México, Espanha e Dinamarca.
O Quarteto de Brasília foi criado em 1986, e desenvolve um repertório que, apesar de incluir obras de todas as épocas e estilos, dá ênfase à música brasileira. Em maio de 1987, o grupo, dentro do Projeto França-Brasil, apresentou-se em Paris, Toulouse e Montpelier. Na mesma ocasião, fez concertos em Gütersloch e Heidelberg, na Alemanha. Em outubro do mesmo ano, foi comissionado pela UNESCO para apresentar, em primeira audição no Brasil, o quarteto de cordas Ainsi La Nuit, de Henri Dutilleux.

O concerto da Orquestra Sinfônica será amanhã, 26 de março, às 20h, na sala Villa-Lobos do Teatro Nacional. A entrada é franca mediante retirada de ingressos na bilheteria, até o limite de lotação da sala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário