quinta-feira, 21 de maio de 2009

Seminário sobre arquitetura e arte na Embaixada da Itália

Arquitetura e arte serão os temas do seminário sobre “Tecnologias para a recuperação e conservação do patrimônio arquitetônico e artístico da Embaixada da Itália em Brasília”, que acontece nesta sexta-feira (22) na sala “Nervi” da Embaixada da Itália. Organizado pela Embaixada da Itália em Brasília, o evento conta com apoio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília e da Secretaria de Cultura.

A recuperação e a conservação do edifício da Embaixada italiana na Capital Federal, projetado pelo engenheiro Pier Luigi Nervi, serão debatidas por estudiosos e especialistas, italianos e brasileiros, ao longo da primeira parte do seminário, que objetivará por um lado evidenciar as escolhas arquitetônicas, no tocante ao uso de formas e tecnologias para a realização do projeto da Embaixada, que tornaram famoso mundialmente Pier Luigi Nervi. Por outro lado, examinará a possibilidade de realizar obras de manutenção nas estruturas de sustentação em concreto, para assegurar-lhes durabilidade no tempo, e de medidas de modernização dos equipamentos, que proporcionem, por meio da utilização de tecnologias de ponta, a melhoria das condições ambientais internas do edifício e uma considerável diminuição dos gastos com energia elétrica.

Participarão o arquiteto italiano Emilio Randazzo, especialista na restauração e recuperação de importantes edifícios históricos, o diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília Andrey Rosenthal Schlee e o engenheiro italiano Federico Butera. Na ocasião, será apresentado, pela primeira vez no Brasil, o volume “Pier Luigi Nervi. A Embaixada da Itália em Brasília”, publicado em 2008.

O seminário também será dedicado a Coleção de arte da Embaixada, cujas obras abrangem o período entre o século XVII e o século XX. Muito variada, a coleção de pinturas antigas reúne nomes de grandes artistas como Camille Corot, Salomon van Ruijsdael, Gilbert Stewart Newton, George Morland, Emilio Gola. As obras contemporâneas, incluem grandes nomes italianos e brasileiros, entre os quais se destacam Tano Festa, Mario Schifano, Antonio Corpora, Giulio Turcato e Candido Portinari. O evento não se destina apenas aos profissionais do setor, mas envolve também a participação dos alunos das faculdades de arquitetura e engenharia públicas e privadas, aos quais será outorgado um certificado de extensão, e será aberto ao público de Brasília em geral, amante da arquitetura e da arte.

Programe-se: Seminário “Tecnologias para a recuperação e conservação do patrimônio arquitetônico e artístico da Embaixada da Itália em Brasília”. Dia 22 de maio, das 8h às 17h, na sala “Nervi” – Embaixada da Itália em Brasília.

Informações: Emanuele de Maigret (emanuele.demaigret@esteri.it)
Leonardo Guerrieri (leonardo.guerrieri@esteri.it;
(61) 3442-9981

Nenhum comentário:

Postar um comentário