quarta-feira, 13 de maio de 2009

Tribo Tapiaca Uhu - resistência e beleza da cultura indígena maranhense

Surgiu em 19 de abril de 2.000, no alto do Goiabal na Madre Deus em São Luis do Maranhão, vindo do projeto "Pruit-í Icot" (boi gordo), que foi idealizado pelo atual tesoureiro da Associação Tapiaca Uhu e Diretor Artístico Walmir Ramos, que na passarela representa o Chefe da Tribo.

Envolvido com comunidades Indigenas e prestando serviços beneficentes, por falta de apoio, teve a idéia em formar um grupo de danças Indígenas que logo foi registrado como Tribo de Indio na AMBC (Associação Maranhense de Blocos Carnavalescos).
Constituída por membros do próprio bairro conta com um núcleo base formado por 75 componentes que se apresentam o ano todo, chegando a desfilar na avenida com 300 pessoas.

Inspirado na verdadeira cultura das tribos do Maranhão, bem diferente das tradicionais e renomadas tribos de outrora como Os apaches e Os Sioux, que eram retratos da cultura indígena norte-americana, fortemente influenciados pelo anos áureos dos filmes de bang-bang.

2 comentários:

  1. muito bonita esta cultura (carnavalesca e indigena) que falta mais apoio e incentivo para explorar essa tradição maranhense.

    ResponderExcluir
  2. OBRIGADO POR NOS AJUDAR A DIVULGAR ESSE TRABALHO QUE FAZEMOS COM MUITO CARINHO E QUE ENRIQUECE A CULTURA DO ESTADO, E PRINCIPALMENTE LEVAR CULTURA E INCENTIVOS EDUCACIONAIS A COMUNIDADE DO ALTO DO GOIABAL NA MADRE DEUS.
    NOSSO CONTATO:
    WALMIR RAMOS (98)3221.3535/8849.1765

    ResponderExcluir