quarta-feira, 17 de junho de 2009

Ceará se destaca na escolha do livro didático


Nos primeiros nove dias de escolha do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), mais de 10% das escolas de ensino fundamental do Ceará já registraram a opção dos livros que irão usar de 2010 a 2012. Com esse resultado parcial, o estado assume a liderança do Escolha Premiada, concurso criado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para incentivar a rapidez na escolha das obras que serão distribuídas a alunos do 1º ao 5º ano da rede pública. O prazo para professores e diretores das mais de 122 mil escolas de ensino fundamental selecionarem as obras didáticas vai até o dia 28 desse mês.


Mobilização estadual – A posição do estado cearense no ranking do concurso revela o trabalho de mobilização realizado pela Secretaria de Educação (Seduc-CE), que organizou, em maio, um encontro específico sobre a escolha dos livros didáticos com todas as secretarias municipais de educação. “Estamos unidos para vencer o concurso e contribuir para uma escolha acertada para nossos alunos”, afirma a coordenadora dos programas do livro da Seduc-CE, Fádua Maria Skeff Miranda. As palavras da coordenadora são confirmadas pelo desempenho dos cinco municípios mais bem colocados no estado, todos com a marca de 100% dos colégios com a escolha registrada. Na cidade de Tauá, por exemplo, as 114 escolas municipais já efetuaram sua opção.

Guia - A escolha ocorre exclusivamente pelo sítio http://www.fnde.gov.br/. Como orientação aos professores e diretores, o FNDE, em parceria com a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, elaborou o Guia do PNLD 2010, com um resumo de todos os livros didáticos ofertados. Enviado em versão impressa para as escolas de ensino fundamental, o guia também pode ser consultado na primeira página do FNDE na Internet, em Destaques. No mesmo local há, ainda, informações sobre como navegar no sistema, cuidados com a senha e com o código de segurança e as normas de conduta a serem seguidas pelas editoras e escolas durante o período da escolha.

Premiação - Dividido em quatro categorias, o concurso Escolha Premiada vai reconhecer as quatro secretarias estaduais e as 12 secretarias municipais de educação com maior participação no registro da escolha. Também receberão prêmios as três escolas de cada município vencedor que mais rapidamente registrarem sua opção. No total, serão distribuídos 52 acervos completos do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), com 559 obras cada, totalizando cerca de 30 mil livros. Participarão do concurso apenas as escolas que optarem nas duas primeiras semanas da escolha, ou seja, de 8 a 21 de junho. Nesse período, relatórios diários com o ranking de estados e municípios mais bem colocados em cada categoria estão sendo divulgados no sítio do FNDE. Saiba quais são os livros que compõem cada prêmio: Acervo completo do PNBE

Assessoria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário