segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Municípios aprendem a alimentar sistema de orçamento da educação


Com o início do monitoramento dos planos de ações articuladas (PAR) de 4.100 municípios, o Ministério da Educação e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) prosseguem com as capacitações de técnicos de secretarias estaduais de educação e de universidades federais que irão auxiliar as prefeituras no preenchimento das informações no Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças – Simec (http://simec.mec.gov.br/). O próximo encontro ocorrerá nos dias 11 e 12 de agosto, das 8h30 às 17h, no Centro de Treinamento do MEC, em Brasília.
“A parceria com as universidades e as secretarias de educação é fundamental para descentralizar e facilitar o atendimento aos municípios”, afirma Frederico Pedrosa Marouelli, técnico da diretoria de assistência a programas especiais do FNDE.

O monitoramento é uma fase indispensável para posterior acompanhamento e revisão dos PARs pelo MEC e pelo FNDE. Segundo Marouelli, o acompanhamento “é a busca de soluções para entraves na execução das atividades planejadas” e será feito por técnicos das universidades parceiras nos municípios prioritários, aqueles com os mais baixos índices de desenvolvimento da educação básica.

Enquanto os municípios prioritários serão acompanhados presencialmente, a maioria dos outros municípios receberá suporte a distância. Nesses casos, as visitas vão depender da programação de cada universidade. Apenas depois do acompanhamento é que os PARs serão revisados.

Ascom do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário