terça-feira, 18 de agosto de 2009

Site ajuda compra da agricultura familiar


Parceiro do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) na implementação da regra que determina a compra de produtos da agricultura familiar para a merenda escolar, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) elaborou um site que auxilia agricultores, gestores públicos e nutricionistas na execução da medida. A página eletrônica reúne a legislação acerca do tema e outras informações úteis, como o passo a passo para adquirir dos produtores familiares sem necessidade de licitação; dados da agricultura familiar e da alimentação escolar em todo o país.

No site, o gestor público encontra todos os procedimentos para fazer a compra, desde a publicação de chamada pública com a demanda dos gêneros alimentícios necessários à merenda escolar local, a definição de preços de referência, o que precisa constar no contrato de aquisição e a forma correta de receber os alimentos.

Para os agricultores, a página traz informações importantes, como a documentação necessária para se habilitar ao processo de aquisição e um modelo do projeto de venda para a merenda escolar.

Responsáveis pela coordenação técnica do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) em cada município, os nutricionistas também podem se informar sobre suas atribuições. O primeiro passo para a realização da compra, por sinal, cabe ao nutricionista, que precisa se informar sobre os produtos da agricultura familiar disponíveis na localidade, adequar os cardápios a esses alimentos e fornecer a demanda necessária de cada produto ao gestor responsável pela aquisição.

Ascom do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário