domingo, 17 de abril de 2011

Bloco Tradicional Os Vampiros



Em uma manhã de Sábado, na Praça 11, Avenida 12, Rua 11, do III Conjunto COHAB Anil, reuniu-se um grupo de amigos para tomar umas cervejinhas e relembrar o carnaval que havia passado. Na memória ficou marcada a lembrança daqueles blocos tradicionais que viram na Madre Deus. Que coisa majestosa! Linda! Exuberante! Enfim icaram deslumbrados e encantados com aquele espetáculo todo e se perguntaram: "Porque não montamos um bloco desse aqui na COHAB?"

No primeiro momento a pergunta provocou um espanto para todos, mas com o desenvolvimento do bate-papo, foi cada vez mais fixa a idéia e quando se deram por conta, já estavem discutinodo nomes. "Pensávamos em uma alusão aos antigos carnavais, onde os blocos tradicionais recebiam nomes sátiros, como: OS BROTOS, OS VIRA-LATAS, OS VELHINHOS TRANSVIADOS, OS TARADOS, OS MAL ENCARADOS, daí o nome “OS VAMPIROS”, buscando passar para as pessoas a alegria, a fábrica de sonhos e ilusão que é o carnaval e sugar a tristeza e nostalgia dos foliões".

No ano de 2001, o Bloco Tradicional OS VAMPIROS entrava pela primeira vez na passarela na categoria de blocos tradicionais no grupo B, o grupo de acesso. Com o tema “SOU VAMP, UMA EXPLOSAO DE ALEGRIA, o bloco logo no seu primeiro ano de experiência foi consagrado campeão do concurso Oficial promovido pela Prefeitura de São Luís.

No ano seguinte o bloco entrou na Avenida para disputar o título no Grupo A, com o tema “CAROLINA A VIRGEM DAS ÁGUAS CRISTALINAS”, o bloco atingiu seu apogeu, o lugar mais alto do pódio e um título inédito no carnaval do Maranhão. Foi o consagrado CAMPEÃO do grupo A, título este que levou o bloco a escrever uma historia inesquecível no carnaval maranhense, pois até então, nenhum bloco tinha sido campeão dois anos seguidos em grupos diferentes e só com dois anos de idade.Participou ainda no mesmo ano do Festival Internacional de Música de São Luís, na comemoração dos 390 anos da cidade, interagindo culturalmente em escala global com os mais diversos ritmos, estilos, origens, crenças e culturas.

Em 2003 o bloco entrou na passarela pela terceira vez, com o tema “HORIZONTE DO ORIENTE”, o bloco ficou em segundo lugar apresentando a mais bela fantasia do carnaval e também a melhor música, graças ao trabalho desenvolvido durante o ano inteiro por sua diretoria.

Em 2004, Os Vampiros apresentaram o tema “BARREIRINHAS, O ÍCONE DAS AMÉRICAS”, exaltando as belezas naturais dos lençóis maranhenses. Em 2005 em forma de canto e poesia foi apresentada uma proposta reflexiva sobre a vida e o universo, com o tema “OS QUATRO ELEMENTOS DA NATUREZA: ÁGUA, TERRA, AR E FOGO”.

Já em 2006, foi a vez de exaltar o elemento mais tradicional do carnaval, o matreiro ARLEQUIM, e a proposta apresentada para o concurso, teve como tema “O DIVINAL ARLEQUIM QUE VIROU VAMPIRO PARA ENCANTAR O CARNAVAL”, conquistando a segunda colocação no concurso. Em 2007, apresentou “O DEUS TUPÃ E A SUA CRIAÇÃO”. No ano seguinte o tema “ENCANTOS, TAMBORES E MAGIA NA CORTE DA VAMPIROMANIA”.

No ano de 2009, em comemoração ao ANO DA FRANÇA NO BRASIL, o bloco traduziu em canto e alegria o sentimento de igualdade, liberdade e fraternidade, ideais da Revolução Francesa, com o tema “NUM SONHO FRANCÊS O ADEUS A FLÔR DE LIZ”, ficando em quarto lugar no concurso do carnaval maranhense. Nesse periódo Os Vampiros participou das manifestações momescas da cidade de Barra da Corda

no ano passado sagrou-se novamente campeão na comemoração dos seus dez anos com o tema “OJÚ OBÁ-UM REI AFRICNO NO REINADO DE MOMO e no últiomo carnaval com uma bela apresentação e um bonito samba bloco ficou em segundo lugar com o tema:"Do Luxo a Alegria sou o Prícipe da Pérsia no Reinado da Folia.

Por Henrique Machado
Fonte: http://www.osvampiros.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário