segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Ensino Médio Integral vai ser um grande avanço educacional



O secretário de Estado da Educação (SED), Marco Tebaldi, abriu no domingo (16) às 18h30min, em Balneário Camboriú, o Curso de Formação Continuada "Novas Perspectivas para o Cotidiano Escolar do Ensino Médio: Educação em Tempo Integral". A formação é direcionada aos profissionais de 100 escolas da rede pública estadual que, em 2013, ampliarão o ensino médio em dois ou três períodos.

A implantação do Ensino Médio Integral vai ser um grande avanço para o sistema educacional e para a sociedade catarinense. Mas para dar certo, todos nós temos que assumir esta filosofia de trabalho, estar comprometidos com a implantação, com o currículo, com as escolas, com os alunos, com toda a comunidade escolar e principalmente com os resultados que queremos para a sociedade, destacou o secretário Marco Tebaldi.

Reunindo 193 profissionais, dos quais 100 diretores de escolas, sendo 40 que já aderiram ao ensino em tempo integral e 60 que estão implantando o ensino médio inovador, o evento acontece até quarta-feira (19), no Sibara Flat Hotel e Convenções.

Na abertura do evento a coordenadora geral de Ensino Médio do Ministério da Educação (MEC), Sandra Garcia, proferiu a conferência  A Gênese da Educação Integral no Brasil - Contribuições de Anísio Teixeira e Concepção de Ensino Médio Integral.

"O objetivo geral do Curso de Formação é orientar e firmar diretrizes e metas para a implantação do Ensino Médio Integral e do Programa "Ensino Médio Inovador", atendendo às novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio e ao que determina o Decreto 7.083, do MEC, de 27 de janeiro de 2010", explica a diretora de Educação Básica da SED, Gilda Mara Marcondes Penha.

Nesta segunda-feira, das 10h30min as 12h30min, a diretora de Educação Básica e a gerente de Ensino Médio, Maike Cristine K. Ricci, abordou os eixos e dimensões que compõem o currículo do Ensino Médio Integral em Santa Catarina. Das 14 às 18 horas, as educadoras continuam com a abordagem do tema, com enfoque na organização do currículo e dos tempos escolares.

Na terça-feira (18), das 8 às 12 horas, elas falam sobre a reorganização dos Planos de Trabalho (PAPs), a partir do planejamento coletivo. Das 14 às 18 horas, tratam sobre a organização dos espaços e dos quadros de horários e das turmas. Encerrando o evento, na quarta-feira (19), o assunto em pauta é o planejamento das ações do Ensino Médio Integral para 2012.

Por Benhur Cruz Lima da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina

Nenhum comentário:

Postar um comentário