segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Meio Ambiente fará audiência sobre cidades sustentáveis

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável vai realizar audiência pública na quinta-feira (20) para avaliar as cidades sustentáveis. O objetivo é discutir a qualidade de vida dos moradores das cidades e a relação com o campo – provedor de alimentos, energia e matéria prima - além da mobilidade urbana.

A iniciativa do debate é do deputado Sarney Filho (PV-MA), que tem a intenção de discutir esses temas dentro dos critérios de sustentabilidade. A reunião será realizada às 10 horas, no Plenário 8.

Convidados

Os convidados para a audiência são o secretário do Verde e do Meio Ambiente do Município de São Paulo, Eduardo Jorge; o coordenador do Programa São Paulo Sustentável, Oded Grajew; e o jornalista e estudioso do tema André Trigueiro.

Critérios de sustentabilidade

Sarney Filho lembra que conforme o IBGE, 80% da população brasileira reside em áreas urbanas. “Como prover alimentação, moradia, energia, transporte, saneamento, educação e saúde, para esse contingente urbano? O que parece mais difícil é como prover tudo isso dentro de critérios de sustentabilidade que incluem elementos tão distintos como a realidade social e mudanças climáticas”, assinalou.

Na opinião do deputado, é preciso fazer uma reflexão sobre algumas questões centrais como a mobilidade urbana e fontes de energia. “É possível estabelecer um planejamento urbano adequado com limitações de recursos e entraves ambientais? Qual a melhor política de consumo para o setor público?”, questionou.

O deputado acrescenta que todas essas questões estão na pauta dos governantes da atualidade e têm relação direta com os debates que ocorrerão na Conferência Rio+20, a realizar-se em 2012 no Rio de Janeiro.


Da Redação da Agência Câmara de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário