quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Ministro Gastão Vieira se reúne com secretários de Turismo

O ministro do Turismo, Gastão Vieira, quer aproveitar a mobilização de preparação do país para os grandes eventos internacionais para definir uma política de longo prazo para o turismo brasileiro. Este foi um dos assuntos tratados nesta quarta-feira (5) em reunião, no Ministério do Turismo, com integrantes do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes de Turismo (Fornatur).

"A proposta é unir esforços com as secretarias de turismo e outros ministérios para trabalhar em projetos estruturantes que surtam efeitos mesmo depois da Copa e das Olimpíadas", disse o ministro para uma platéia composta de 14 secretários estaduais de turismo.

Fortalecer e criar novos projetos para reduzir os efeitos da sazonalidade nos destinos turísticos e incorporar o público do programa Bolsa Família nos programas de qualificação e capacitação profissional são algumas das propostas apresentadas pelo ministro. Ele deu ênfase especial ao treinamento de mão-de-obra e disse que deverá incluir o turismo no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e nos projetos do Senac para a Copa de 2014.

O presidente do Fornatur, Domingos Leonelli, apresentou uma pauta de reivindicações ao ministro. Entre as demandas estão a participação das secretarias nos programas de treinamento profissional e a liberação de verbas para o financiamento dos projetos de formação de mão-de-obra dos próprios órgãos de turismo.

Esta foi a primeira reunião do ministro do Turismo com membros do Fornatur. A próxima deverá acontecer no dia 20 de outubro, durante da Feira das Américas - Abav 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário