sábado, 22 de outubro de 2011

"Não se Põe o Fogo na Boca"


O Bloco Tradicional Os Reis da Liberdade, fundado em 25 de Abril de 1986, é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos, que se poprõe a trabalhar pela cultura, educação, saúde, desporto e lazer e esta localizado no bairro da liberdade, em São Luís do Maranhão já se prepara e vem de vento e popa para disputa do titulo de campeão do Grupo B, o grupo de acessocom o tema: “400 anos de mistério: “não se põe o fogo na boca”, uma singela homenagem a cidade de São Luís. O bloco vai cantar a Casa Das Minas, Querebentã ´de Zomadonu, de autoria do professor Itamilson Lima, fantasia assinada pelo carnavalesco Rogerio Ferreira, concepção Artistica Itamilson Lima, e musica de Gilvan mocidade.

“Os Reis vão dar um show na passarela e vamos em busca do titulo do 4° centenário de São Luís e assim retornarmos para o Grupo principal” afirma Brasa Santana dirigente da agremiação.




Sinopse: “400 Anos de Mistério: Não se Põe o Fogo na Boca:”


O Bloco Tradicional “Os Reis da Liberdade” desfilará no carnaval 2012, ano do 4º centenário da Cidade de São Luís, fazendo uma singela homenagem a Casa das Minas, Querebentã de hábitos antigos e costumes rígidos, um espaço fundamentalmente mítico que, ainda hoje, abriga muitos segredos e mistérios.


A casa das Minas é uma casa de culto de matriz africana que fora aberta na segunda metade do século XIX por Maria Jesuína, uma Negra africana trazida como escrava para o Brasil. Os fundadores da casa são os voduns da família Davice. Essa família é composta por nobres, reis e príncipes e é chefiada pela grande mãe ancestral mítica dos Davice – Nochê Naê, conhecida na casa como “Sinha Velha”, a quem todos obedecem e sobre quem se fala muito pouco. É a dona da Cajazeira, árvore sagrada que centraliza os rituais do culto. (SÉRGIO FERRETTI) 


O Tema desse ano é um reverendo que Os Reis fazem a Liberdade. A liberdade religiosa, a liberdade cultural, a liberdade racial e a liberdade social tão sonhada e desejada por todas as minorias. O bloco exalta Zomadonu, um Rei Vodun, habitante maior do Palácio da Rua São Pantaleão, que simboliza, além do mistério revelado no título da homenagem, a libertação religiosa da Rainha Daomeana, Nan Agotimê, que, embora vendida como escrava, realiza aquela que talvez tenha sido a sua maior missão terrena: Implantar o culto dos Voduns daomeanos no Brasil.


Nan Agotimê era viúva do Rei Agonglô, pai dos Reis Adondozã e Ghezo. Todos governaram o Daomé, atual república do Benim. Adondozã que governou de 1797 a 1818 era enteado da Rainha e foi destronado pelo irmão, Rei Ghezo (1818 a 1858) que teve a mãe vendida como escrava. Afirmam que Ghezo chegou a organizar uma embaixada nas Américas a procura de sua mãe, mas infelizmente não a encontrou.


O Reis da Liberdade adentra no Querebentã de Zomadonu com intuito de desvendar os segredos e mistérios do culto aos Voduns trazido do Daomé para cá. Contudo quando começo a conhecer os fundamentos daquela misteriosa casa, é surpreendido com o significado de Zomadonu: “Não se põe fogo na boca”, que segundo o professor e antropólogo Sérgio Ferretti, traduz a importância dos segredos para a religião.


E é imbuído dessa força misteriosa que envolve o reinado de Zomadonu que “Os Reis da Liberdade” farão se desfile no carnaval 2012. Contagiando público e jurados, invocando a força da ancestralidade, emanando a energia vitoriosa de Nan Agotim e reluzindo o brilho da alma de todos os seus componentes, construída e alimentada pelo amor supremo, pelo respeito às divindades, pela força fraternal e pelos mistérios da própria natureza.  


Por Henrique Machado com informações da Diretoria do Bloco Tradicional Reis da Liberdade

Nenhum comentário:

Postar um comentário