quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Secretaria de Estado da Educação coordena Pronatec em SC



Sob a coordenação da Secretaria de Estado da Educação (SED), nove cursos  do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) já estão funcionando em mais de dez municípios catarinenses. Do total dos cursos, que estão em caráter experimental, um é  oferecido pelo Instituto Federal de Santa Catarina  e os demais pelo Serviço Nacional da Indústria (Senai/SC).

Segundo o secretário Marco Tebaldi, “o objetivo do Pronatec é expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) e de cursos técnicos de nível médio”. Em 2011 foram inscritos, aproximadamente, 500 estudantes de 3º e 2º anos do ensino médio, da rede pública estadual de ensino.

Para a diretora de Educação Básica e Profissional da SED, Gilda Mara Marcondes Penha, “essa é uma proposta que possibilitará levar os estudantes do ensino médio a uma aproximação com o mundo do trabalho”. “Esse programa faz com que tenhamos no Brasil, especificamente em nosso Estado, uma integração entre todas as redes de ensino”, complementa a gerente de Educação Profissional da Secretaria, Édna Corrêa Batistotti.

O Pronatec, que está sendo criado pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), é implantado  nos estados a partir de um trabalho conjunto entre as Secretarias de Educação com os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSC e IFC) e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial/SENAI e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial/SENAC.

Por Suely de Aguiar

Nenhum comentário:

Postar um comentário