segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Solenidade do Prêmio Elpídio Barbosa acontece hoje no TAC

Solenidade 2010
“Uma vida a serviço da educação catarinense” 
Conselheiro Walter Fernando Pessoa.

A Secretaria de Estado da Educação (SED) e o Conselho Estadual de Educação (CEE) realizam na segunda-feira (17), às 20 horas, no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), em Florianópolis, solenidade de premiação do Prêmio Elpídio Barbosa. Participam autoridades políticas, educacionais, representantes de instituições parceiras, diretores, professores e alunos das escolas vencedoras. Durante a solenidade, os vencedores serão homenageados com medalhas e diplomas.

“Nessa 19a edição, o CEE inovou, buscando a representação dos diversos segmentos educacionais, com objetivo de ampliar sua comunicação com a sociedade”, destacou o presidente do Conselho, Maurício Fernandes Pereira. Ressaltou também a importância de valorizar as unidades escolares e as iniciativas que merecem destaque na educação catarinense.

Dentre os critérios de classificação do prêmio, que leva o nome do primeiro presidente do CEE, puderam se inscrever as pessoas jurídicas que realizam parcerias com instituições educacionais, as escolas públicas e privadas, os municípios, universidades estaduais e centros universitários com o melhor desempenho nas avaliações nacionais realizadas pelo Ministério da Educação (MEC).

De acordo com o presidente, as indicações levaram em conta o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), o Índice Geral de Cursos (IGC) e o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). “A utilização desses indicadores foi aprovada pelos conselheiros, por ser um índice aplicado em todo país, que expressa em valores os resultados mais importante da educação nacional”, destaca Pereira.

Elpídio Barbosa – Nasceu em 2 de setembro de 1909 e faleceu em 1966, em Florianópolis. Foi diretor de escola, professor da educação básica e de ensino superior, presidente do Conselho Estadual de Educação, secretário de Estado da Educação e Cultura, entre outros cargos.

Cursou Direito na Universidade Federal do Paraná e ao mesmo tempo lecionava em escolas na região Norte de Santa Catarina. Concluiu Direito em Florianópolis, onde foi chefe do Departamento de Ciências Jurídicas.
  
Classificados

Escolas Públicas: Escola Municipal Presidente Castello Branco - IDEB Anos iniciais – Joinville; Centro Municipal de Educação Girassol - IDEB Anos finais - São José do Cedro; E.E.B. Feliciano Nunes Pires – ENEM – Florianópolis.

Escola Privada: Associação Luterana Bom Jesus – IELUSC – ENEM – Joinville.

Municípios: Garuva - IDEB Anos iniciais; São José do Cedro - IDEB Anos finais.

Universidades: Universidade do Estado de Santa Catarina – IGC – Florianópolis.

Centros  Universitários  ou Faculdades: Centro Universitário Municipal de São José – USJ – IGC - São José

Curso  Superior de  IES do  Sistema  Estadual: Administração – UDESC – ENADE – Florianópolis

Categoria  Empresa –Escola:  Empresa Acelor – Mittal – São Francisco do Sul – Projeto de Inclusão.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Educação do EStado de Santa Catarina

Nenhum comentário:

Postar um comentário