domingo, 13 de novembro de 2011

Ìgbà Ábídi

Fundação Cultural Palmares promove seminário para celebrar a obra e a vida de Abdias Nascimento

Falecido em maio de 2011, Abdias Nascimento dedicou sua vida a luta pelo reconhecimento e valorização da cultura afro-brasileira e ao combate ao preconceito no país. Como forma de celebrar e fazer justa homenagem a uma figura tão importante, a Fundação Cultural Palmares realiza neste sábado, 12 de novembro, o Ìgbà Ábídi – seminário Afro-Brasileiro Celebração da Obra e Vida de Abdias Nascimento. Já no domingo, às 9h, será realizada uma celebração para que aconteça o deposito das cinzas de Abdias Nascimento no local onde há três séculos existiu o maior centro de resistência negra da América Latina, o Quilombo dos Palmares, em Alagoas.

O seminário, realizado por meio do projeto Raízes da África, será uma oportunidade de discussão e diálogo sobre o legado do ativista e sua relevância nas conquistas políticas, culturais e sociais em nome da população negra brasileira e contará com o apoio do Governo de Alagoas e a Prefeitura Municipal de União dos Palmares, conta também com a participação do Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (Ipeafro) fundado pelo próprio Abdias em 1981.

Para o presidente da FCP, Eloi Araújo, o Parque Memorial Quilombo dos Palmares é uma referência histórica da luta pela liberdade que os negros escravizados e nesse sentido não há lugar melhor para depositar os restos mortais do ativista. “Abdias é uma referência que sonhou a epopeia dos palmarinos de construir um lugar sem racismo e com justiça social. As cinzas dele encontram a acolhida dos antepassados que assim como ele sempre estiveram empenhados na construção de um Brasil melhor”, enfatizou.

Uma vida de lutas

O combate pelo fim do preconceito foi uma das marcas da vida de Abdias Nascimento. Ao se tornar o primeiro deputado federal afro-brasileiro (1983-87) e como senador da República (1991, 96-99) foi responsável por projetos de lei que definiam o racismo como crime e pela criação de mecanismos de ação compensatória para construir a verdadeira igualdade para os negros na sociedade brasileira.

Em 1988, conseguiu que a Constituição do país contemplasse a natureza pluricultural e multiétnica, que a prática do racismo se tornasse crime inafiançável e que pela primeira vez se falasse em processo de demarcação de terras quilombolas. Participou da Comissão do Centenário da Abolição e colaborou para a criação da Fundação Cultural Palmares.

Novembro Negro

As homenagens prestadas a Abdias Nascimento integram as celebrações do Mês da Consciência Negra, momento importante para a reflexão da situação dos afrodescendentes no país. É também nesse mês que se homenageia o líder Zumbi dos Palmares, no próximo dia 20. Foi pelo simbolismo da Serra da Barriga e do Mês da Consciência Negra que Elisa Larkin, viúva de Abdias, escolheu o dia 13 de novembro para a celebração.

No evento serão recepcionadas personalidades de países como Estados Unidos e Nigéria além de convidados de vários estados do Brasil. Entre elas estão o professor Wande Abimbola, a maior autoridade mundial em Ifá – oráculo africano, e Félix Ayoh’Omidire, professor de línguas e de estudos culturais e literários na Obafemi Awolowo University, na Nigéria. Confira a programação.

Texto: Marcos Agostinho – Ascom/MinC
(Fonte: FCP/MinC

Nenhum comentário:

Postar um comentário