sexta-feira, 22 de maio de 2009

Deputado Carlos Abicalil vota a favor de uso de animais em circo

O deputado federal de Mato Grosso, Carlos Abicalil, do PT, é dos parlamentares brasileiros que votou pelo adiamento da votação do Projeto de Lei (Projeto de Lei 7291/06) que proíbe o uso em circos em todo o Brasil. Na contramão mundial, Carlos Abicalil é a favor do uso de animais em circo, pratica que maltratas os bichos.

A AVA – Associação Mato-grossense Voz Animal – entidade filiada a WSPA – Word Society for the Protection of Animals, repudia a atitude do deputado e conclama a sociedade a se manifestar sobre o assunto, buscando o fim do sofrimento dos animais usados em circos para fins lucrativos. Qual a razão para colocar o Brasil na contramão da evolução pelos direitos dos animais? Perguntem aos nobres deputados. (http://www.carlosabicalil.com.br/contato_dep.html).
Assessoria de Imprensa da Associação Mato-grossense Voz Animal

5 comentários:

  1. A AVA está completamente enganada, pelo que está relatado na matéria entende-se muito bem que um grupo de deputados, entre eles o dep. Carlos Abicalil pediram vistas do projeto, face ao entendimento que haviam muitos projetos apensados.

    Isso assunto é muito sério e eu particularmente: Sou a favor

    ResponderExcluir
  2. Animais no circo não chega de exploração e mal tratos.

    ResponderExcluir
  3. Chega de escutar essas Ong´s corruptas e o Ibama que se aliou aos "traficantes de animais" e donos de santuários.

    ResponderExcluir
  4. Embora *o parecer* apresentado pelo nobre relator Antonio Biff seja eivado de boas intenções, com preocupações de valorização do artista circense, *apresenta quatro equívocos que obscurecem a realidade da comunidade circense,* o que poderá levar aqueles realmente preocupados com a valorização da arte circense a adotarem uma solução que, na verdade, irá se constituir em enorme dificuldade para a sobrevivência da atividade circense no país.
    *
    O primeiro equívoco* do relator Antonio Biff foi adotar o substitutivo aprovado pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado como totalmente verdadeiro e inquestionável. Ora, o referido substitutivo tem boa fundamentação histórica sobre as origens do circo, mas deixa implícito que a proibição do uso de animais em circos é uma tendência mundial, e isso não corresponde à verdade. Mesmo no Canadá, berço do Cirque du Soleil, os animais são permitidos em atividades circenses. E assim também é nos Estados Unidos e em toda a Europa, na Ásia e Austrália. Claro, pode haver proibições de algumas espécies em extinção, mas tal proibição é restrita a determinadas espécies e não à totalidade dos animais. E em nenhum lugar há proibição de apresentação de animais domésticos como querem aqui no Brasil.

    -- *O segundo equívoco* é utilizar fatos isolados para acabar com uma arte centenária no Brasil, a arte da doma. Um trágico acidente ocorrido em 2000, a morte de um garoto de seis anos, filho de um pai negligente, por leões do circo Vostok, em Jaboatão dos Guararapes, no Estado de Pernambuco, é o principal motivo para tantos projetos de lei sugerindo a proibição do uso de animais em atividade circenses. Outras notícias nos dão conta de maus tratos a animais.

    Porém, em vez de usarmos da razão e normatizarmos as regras de segurança para humanos e animais, como prevê a proposição originária do Senado Federal, não ! O nobre relator propõe acabar com a doma. Se formos utilizarmos o mesmo raciocínio na educação, teríamos que proibir toda educação familiar, pois lemos todos os dias nos jornais a existência de pais violentos, que maltratam e até torturam crianças. Temos inclusive pais pedófilos e outros que chegam a matar os próprios filhos. Em vez de punirmos os pais criminosos, o que sugeriria a razão utilizada pelo relator: o fim da convivência familiar.






    UBCI UNIAO DE CIRCO ITINERANTES
    Marlene Olimpia Querubin
    Presidencia
    +55 - 11 92919857
    +55 - 11 7875 2193
    +55*82*42889


    --

    ResponderExcluir
  5. Por que proibir Animais em Circos se os temos em casas, apartamentos, agropecuárias, leilões, shows, exposições, sítios, baias, criadouros, granjas, polícias, bombeiros, forças armadas, centros de adestramento, jockeys clubs, jogos olímpicos, parques, açudes, santuários, zoológicos, viveiros, filmes, novelas,cavalgadas, comerciais, cobaias de laboratórios, aquários e trabalhando nas ruas?
    UBCI UNIAO DE CIRCO ITINERANTES
    Marlene Olimpia Querubin
    Presidencia
    +55 - 11 92919857
    +55 - 11 7875 2193
    +55*82*42889

    ResponderExcluir