quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Pomerode inaugura Teatro Municipal com apoio do Funcultural

O secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel participa da inauguração do Teatro Municipal de Pomerode, nesta quinta-feira, dia 13, às 19 horas. O evento terá também as presenças do governador do Estado Luiz Henrique da Silveira e do vice-governador Leonel Pavan. A obra realizada em parceria entre a Prefeitura de Pomerode e o Governo do Estado, com recursos do Funcultural - fundo de incentivo à cultura - representa uma conquista para a cidade de Pomerode e para a região, que passará a contar com um espaço cultural de qualidade, com capacidade para quase 600 pessoas. Apresentações de dança, teatro e música estarão na programação de inauguração do novo teatro, que integrará o Centro Cultural de Pomerode, um complexo dedicado à cultura e suas diferentes manifestações.

“Pomerode e região mereciam este espaço reivindicado há tanto tempo. O teatro municipal é a concretização de um projeto, graças a atual política deste governo, que elegeu a cultura como prioridade, investindo em infra-estrutura, produção cultural e circulação. A criação do Funcultural, este mecanismo que transformou a realidade de muitas cidades e regiões catarinenses, nos permite afirmar: nunca se investiu tanto em cultura em Santa Catarina como nesta gestão”, diz o deputado estadual e secretário Gilmar Knaesel, que assumiu a Pasta em 2003, a convite do governador Luiz Henrique da Silveira com o desafio de desenvolver, de maneira integrada, o Turismo, a Cultura e o Esporte em todas as regiões catarinenses. A criação dos fundos de incentivo (Funturismo, Funcultural e Fundesporte) foi decisiva para que esta política de investimentos descentralizados fosse viável.


Desde 2005, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte destinou cerca de R$ 20 milhões dos fundos estaduais de incentivo para a construção, revitalização e aparelhamento de teatros em todo o Estado, incluindo a atual reforma do Centro Integrado de Cultura – CIC. “O turismo sem a cultura não existe e os eventos são importantes para promover nossos destinos para o turismo interno e externo.

Pomerode, oficialmente a Cidade Mais Alemã do Brasil, é um grande referencial no que diz respeito à preservação histórica e cultural, tanto que foi escolhida pelo Ministério da Cultura para o lançamento do programa nacional Roteiros da Imigração”, lembrou Knaesel. Para o secretário, a região turística do Vale Europeu concentra um volume muito grande de produtos, artistas e atrativos culturais, a começar pelas festas típicas. Dança típica, música, gastronomia e costumes preservados na região do Vale Europeu são atributos de grande valor turístico. O Centro Cultural de Pomerode passará a integrar a atual rede de equipamentos culturais da região, gerando mais oportunidades para a realização de eventos que movimentam a economia e cultura locais.

ASCOM Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário