48ª Festa do Boi de Seu Teodoro - “a Matança do Gado” idealizada pelo Mestre maranhense Teodoro Freire, hoje com 90 anos de idade é o grande responsável pela presença do Bumba-Meu-Boi em Brasília, manifestação cultural trazida do Maranhão que encanta a todos, embalada com os seus mais diversos ritimos e sotaques. Participará desta festança grupos de Brasília e do Maranhão como a Companhia Barrica, grupo artístico de São Luís do Maranhão, premiado com a Ordem do Mérito Cultural do Brasil, com 26 anos de permanente atuação voltada para a valorização e afirmação da cultura popular brasileira, apresentando em seus espetáculos uma variedade de danças, ritmos, músicas e indumentárias das maiores festas tradicionais do Brasil: os festejos de São João, o Natal e as folias Carnavalescas e também no exterior. Contará com a presença do grupo carnavalesco do Maranhão “Bicho Terra”, Boi de Santa Fé sob o comando de José Joaquim Figueiredo – o Zé Olhinho, a brincadeira firma-se há 22 anos como legítimo representante do Sotaque da Baixada no estado do Maranhão, Boi da Fé em Deus do sotaque de zabumba que há 73 anos faz parte do elenco de brincadeiras que colorem e enriquecem a cultura popular maranhense. Foi o primeiro grupo de bumba-meu-boi a inserir em sua indumentária elementos decorativos compondo desenhos no couro do boi, como miçangas e canutilhos, que deram um colorido e um brilho especial aos grupos de zabumba, que até hoje chamam atenção pela riqueza de seus bordados não só no couro do boi, mas também nos saiotes, chapéus e golas dos brincantes, Boi do Maiobão que com o seu bailado e aproximadamente 300 brincantes vêm divulgando e fortalecendo o sotaque do Bumba Boi de matraca, em apresentações no Maranhão e em outros estados, Baile de Caixa que é uma dança de roda com acompanhamento de instrumentos de percussão, tendo ao centro um ou dois pares de brincantes. A dança apresenta coreografia complexa, com reviravoltas bruscas que exigem grande agilidade dos componentes da brincadeira. Os integrantes da roda dançam com passos rápidos e variados com os casais dançando, ora frente a frente, ora de costas, num ritmo alegre e contagiante e o Bloco tradicional Pierrot uma das mais antigas brincadeiras carnavalesca em atividade em São Luís do Maranhão.
O Bumba Meu Boi é tido como uma das mais ricas representações do folclore brasileiro. Essa manifestação popular surgiu através da união de elementos das culturas européia, africana e indígena, com maior ou menor influência de cada uma dessas culturas, nas diversas
variações regionais do Bumba Meu Boi. A música é um elemento fundamental no Bumba Meu Boi. O canto normalmente é coletivo, acompanhado de matracas, pandeiros, tambores e zabumbas,
embora se encontrem, em alguns grupos, instrumentos mais sofisticados, como trombones, clarinetas.
O Ritual
A festa da Morte do boi é uma ópera popular, desencadeada a partir de uma história envolvendo um rico fazendeiro, um dos mais belos bois de sua propriedade e o casal de trabalhadores da fazenda.A mulher grávida sente desejo de comer a língua do boi do patrão e o marido procura satisfazer o desejo da esposa. Daí então começa o desenrolar da estória mais ou menos assim: A história começa de véspera. Na noite anterior, o Boi foge do curral e o fazendeiro manda os vaqueiros e índios procurarem o bicho. Na manhã seguinte, o boi entra no terreiro e os vaqueiros tentam laçá-lo. O boi procura de todas as formas escapar, sendo até ajudado pelo povo que assiste sua agonia. Quando, finalmente, conseguem pegá-lo, levam-no para o mourão e Pai Francisco (capataz) o mata. A partir desse ponto, continua a festa da morte do boi propriamente dita, com cantos, danças e comidas típicas.
O Bumba Meu Boi é tido como uma das mais ricas representações do folclore brasileiro. Essa manifestação popular surgiu através da união de elementos das culturas européia, africana e indígena, com maior ou menor influência de cada uma dessas culturas, nas diversas
variações regionais do Bumba Meu Boi. A música é um elemento fundamental no Bumba Meu Boi. O canto normalmente é coletivo, acompanhado de matracas, pandeiros, tambores e zabumbas,
embora se encontrem, em alguns grupos, instrumentos mais sofisticados, como trombones, clarinetas.
O Ritual
A festa da Morte do boi é uma ópera popular, desencadeada a partir de uma história envolvendo um rico fazendeiro, um dos mais belos bois de sua propriedade e o casal de trabalhadores da fazenda.A mulher grávida sente desejo de comer a língua do boi do patrão e o marido procura satisfazer o desejo da esposa. Daí então começa o desenrolar da estória mais ou menos assim: A história começa de véspera. Na noite anterior, o Boi foge do curral e o fazendeiro manda os vaqueiros e índios procurarem o bicho. Na manhã seguinte, o boi entra no terreiro e os vaqueiros tentam laçá-lo. O boi procura de todas as formas escapar, sendo até ajudado pelo povo que assiste sua agonia. Quando, finalmente, conseguem pegá-lo, levam-no para o mourão e Pai Francisco (capataz) o mata. A partir desse ponto, continua a festa da morte do boi propriamente dita, com cantos, danças e comidas típicas.
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