Final de semana de clima instável, com sol e pancadas de chuva, não afastou as mais de 10 mil pessoas da Praça das Flores durante o 39º Festival Internacional de Folclore. Após uma semana gelada, no sábado, 6, o evento foi brindado com um belíssimo sol e temperaturas agradáveis, e no domingo o sol também deu o ar da graça após algumas pancadas de chuva.
A qualidade, a irreverência, a diversidade, a riqueza dos detalhes, e o colorido os trajes e os ritmos diferentes das atrações prenderam a atenção do público até a noite no final de semana. Para a coordenadora geral do evento, Carla Cristiane Ferreira, "o público expressivo na Praça das Flores durante todo o dia é uma constatação de que as atrações do evento encantam todos os tipos de público, proporcionando o acesso facilitado a cultura de diversos povos".
Além das apresentações artísticas, neste domingo, 7, o evento contou com o show internacional com o cantor alemão Chris Wolff. Conhecido pelos sucessos Palma de Mallorca e Na Praia de Maspalomas, o cantor se apresentou no palco da Rua Coberta. O cantor está em turnê pelo Brasil até 10 de agosto, e esteve em Nova Petrópolis através da parceria firmada em 2007 entre a rota Romantische Strasse/Alemanha e a Rota Romântica/Rio Grande do Sul.
Competições Germânicas
No domingo, 7 de agosto, aconteceram novamente as competições germânicas que enaltecem a cultura alemã através de atividades do cotidiano dos imigrantes. As provas foram realizadas na Rua Coberta envolvendo sete comunidades na disputa de serrar o tronco e pregar o prego, onde a comunidade de Vila Olinda classificou-se em primeiro lugar em ambas as provas.
As provas sempre são bastante prestigiadas pelas comunidades, já que a localidade com mais pontos conquistados em todas as provas recebe um troféu no último domingo do evento. No próximo domingo, 14, acontece a última etapa das competições, com as provas Bolão de Corda e arremesso de chopp.
Grupos
O final de semana contou com a participação de uma grande variedade de grupos e estilos, nas cerca de 20 horas de apresentações culturais no palco do evento. Cerca de 40 grupos participaram do evento neste final de semana. Grupo Parafolclórico Frutos do Pará, Grupo Parafolclórico Jacoca da Paraíba, Deutsche Gesellschaft für Volkstanz da Alemanha, Gruppo Ladri di Cuori do Paraná, Centro Cultural Takuru Puku do Paraguai, Folclore Ucraniano Solovey de Canoas, Grupo Parafolclórico Frutos da Terra de São Paulo, Sabor de México dos EUA, Escola de Educação Básica São Bento de Santa Catarina e CTG Paixão Cortes de Caxias do Sul abrilhantam o evento neste final de semana.
A cultura germânica também foi muito bem representada no palco do 39º Festival Internacional de Folclore através dos grupos locais, regionais e de Santa Catarina. As coreografias dos grupos, marcados por rodopios e passos marcados, chamaram a atenção do público durante suas apresentações.
Esta semana ainda chegam ao evento Txai Cia de Dança do Ceará, Os Feras do Maranhão, Pôr do Sol do Paraná, Ballet Libertad da Bolívia, Ballet de la UNSA do Peru, El Trebol, Sunchales e Ballet Roksolana da Argentina.
Artesanato
Durante todo o evento, a diversidade também se faz presente nas cerca de 30 estandes de artesanato, localizados junto a Praça das Flores. Durante os 16 dias do evento, representantes de locais como Indonésia, Peru, Equador, Bolívia, África, Bahia e diversas cidades Rio Grande do Sul demonstram a sua cultura através do seu artesanato.
Este ano, o espaço do artesanato também conta com venda de obras e apreciação de livros durante o evento. O lucro da venda dos livros será revertido em benefício da Biblioteca Pública. O espaço fica aberto diariamente das 9h às 21h. No local podem ser adquiridos artefatos decorativos de madeira e pedra de sabão, utensílios em madeira, casacos e toucas de lã, quadros com textura em telas, mandalas, brinquedos de madeira, guirlandas em madeira, palha e tecido, produtos para churrasco e chimarrão, bolsas de couro e tecido, quadros de areia, bijuterias em prata e pedras, artigos em patchwork, móveis com madeira de demolição, artigos decorativos feitos com crochê e, ainda, doces variados a partir de frutas, castanhas, nozes, e pães de mel.
O 39º Festival Internacional de Folclore segue até 14 de agosto, na Praça das Flores. Durante 16 dias os visitantes poderão conferir a alegria, a beleza do folclore e as diferentes culturas dos mais variados países e regiões do Brasil.
O evento, realizado em parceria entre a Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis, a Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs e a Associação Tannenwald e com o apoio da IOV - Organização Internacional de Folclore e Artes Populares, mostra a diversidade de culturas e a preservação cultural de cada povo através da dança, música e artesanato. O Festival é financiado pela Lei de Incentivo à Cultura Estadual e Federal e conta com o patrocínio da Dakota, Cooperativa Piá, Empresas Randon, Corsan, Coopershoes e Liquigás.
Nenhum comentário:
Postar um comentário