A governadora Roseana Sarney acompanha (via link de Brasília), nesta terça-feira (30), a partir das 16h, no Palácio dos Leões, a reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural que, em Brasília, na sede do Iphan, avaliará o registro do Complexo Cultural do Bumba-meu-boi do Maranhão como Patrimônio Cultural do Brasil. Representante do Iphan, secretários de Estado e integrantes de grupos de bumba-meu-boi de diversos sotaques estarão presentes.
A proposta foi apresentada ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) pela Comissão Interinstitucional de Trabalho no ano de 2008. A comissão é composta pela Superintendência Regional do Iphan e atual Superintendência do Iphan no Maranhão, Secretaria de Estado de Cultura, Fundação Municipal de Cultural, Comissão Maranhense de Folclore, Grupo de Pesquisa Religião e Cultura Popular da UFMA, representantes dos Grupos de Bumba-meu-boi dos Sotaques da Baixada, Matraca, Zabumba, Costa-de-mão, Orquestra e de Bois Alternativos.
Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural
O Conselho que avalia os processos de tombamento e registro de bens do patrimônio cultural brasileiro, presidido pelo presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida, é formado por especialistas de diversas áreas, como cultura, turismo, arquitetura e arqueologia. Ao todo, são 22 conselheiros de instituições como Ministério do Turismo, Instituto dos Arquitetos do Brasil, Sociedade de Arqueologia Brasileira, Ministério da Educação, Sociedade Brasileira de Antropologia e Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e da sociedade civil.
Outro patrimônio do Maranhão
O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural também já avaliou o tambor de crioula do Maranhão como Patrimônio Cultural do Brasil. A manifestação foi inscrita no Livro das Formas de Expressão em 2007.
Conheça um pouco da história do Bumba-meu-boi
Nenhum comentário:
Postar um comentário