quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Educação e Cultura debate criação do Dia Nacional do Documentário

A Comissão de Educação e Cultura realizará audiência pública sobre a instituição do Dia Nacional do Documentário Brasileiro na próxima quinta-feira (10), às 10 horas, no Plenário 10.

Foram convidados a presidente da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas (ABD), Solange Lima, o presidente da Associação Brasileira de Radiodifusores (Abra), Eduardo Coutinho, e os cineastas Orlando Sena e Vladimir Carvalho.

A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), que propôs a audiência, afirma que a ABD sugere a data de 7 de agosto como homenagem ao nascimento do cineasta baiano Olney São Paulo, autor de obras como “Sinais de Chuva” e “Ciganos do Nordeste”.

Ela ressalta a “luta histórica” do cinema brasileiro pela sua visibilidade e afirma que o documentário é um gênero indispensável à cultura audiovisual de qualquer país. “Na busca dos fatos, do lado obscuro da história e do que a ficção não é capaz de abordar, o documentário contribui para educar, conscientizar e sensibilizar”, diz Alice Portugal.

A Lei 12.345, de 2010, obriga a realização de audiências públicas com os segmentos interessados no tema antes da apresentação de projeto de lei instituindo data comemorativa.

Da Redação/DC
Agência Câmara de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário