sábado, 19 de novembro de 2011

Embratur comemora 45 anos com recordes para o turismo nacional



O Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), autarquia vinculada ao Ministério do Turismo, completou 45 anos ontém (18), com muito a comemorar. Responsável pela promoção da imagem e dos destinos turísticos do Brasil no exterior, sua história se confunde com a trajetória de desenvolvimento do turismo brasileiro, setor que neste final de ano terá motivos para celebrar. As projeções apontam para recordes históricos nos desembarques internacionais, na receita cambial do turismo e na entrada de turistas estrangeiros no país em 2011, indicando o acerto das políticas públicas estabelecidas no Plano Nacional de Turismo e no Plano Aquarela – Marketing Turístico Internacional do Brasil, que orientam as ações da autarquia.

“A melhoria nos indicadores relacionados ao turismo internacional é fruto de um trabalho competente e realizado em perfeita sintonia entre o Ministério do Turismo e a Embratur”, afirma o ministro do Turismo, Gastão Vieira. “Temos grandes desafios pela frente com os eventos internacionais que se aproximam e só conseguiremos êxito se continuarmos afinados nessa parceria”, diz. Neste ano, o volume de divisas deixadas por turistas estrangeiros no Brasil é inédito. Durante os primeiros nove meses deste ano, foi de US$ 4,9 bilhões, valor 15,55% maior que o registrado no mesmo período do ano passado.

A Embratur foi criada em 1966 com a missão de orientar o desenvolvimento do turismo brasileiro. Em 2003, com a criação do Ministério do Turismo, a entidade assumiu um novo papel:  o de cuidar exclusivamente da promoção, marketing e apoio à comercialização dos destinos, serviços e produtos turísticos brasileiros no mercado internacional.  Às vésperas dos mega eventos esportivos de 2014 e 2016, a Embratur se lança à sua maior missão de seus 45 anos de existência: colocar o turismo brasileiro em um novo patamar mundial.

O presidente da Embratur Flávio Dino, comemora os números e reafirma que o objetivo é ampliar a exposição internacional do Brasil antes, durante e depois da Copa do Mundo e Olimpíadas, alterando a percepção do mundo sobre nosso país. "Somos um país de praia e sol, samba e carnaval. Mas somos também um país eficiente, que sabe receber bem o turista estrangeiro, que enfrenta os problemas de segurança, como qualquer outra sociedade, e que sabe usar de forma sustentável, como nenhum outro país do mundo" sua imensa biodiversidade".

Ascom do Ministério doTurismo

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