sábado, 12 de novembro de 2011

Franceses chegam a SC para conhecer Casas Familiares Rurais e do Mar



Neste sábado (12) um grupo de 18 de técnicos da França, pertencente as Casas Familiares Rurais de Rhone-Alpes (MFR de Rhone-Alpes), chega a Santa Catarina, onde permanece até quarta-feira (16), para conhecer o Estado e os projetos das cidades de Armazém e de Laguna (Casa Familiar Rural e do Mar). Em Florianópolis, os técnicos serão recebidos por uma comissão da Secretaria de Estado da Educação (SED) e da Associação Regional das Casas Familiares Rurais (Acafar).

A vinda desses técnicos é fruto do fato de as Casas Familiares de Santa Catarina ser um projeto oriundo da parceria firmada com o Governo da França, via Arcafar Sul, entidade que coordena o projeto no Sul do País. Atualmente, a entidade abrange 204 municípios em todo o Sul do Brasil, sendo 70 casas rurais e duas do mar, das quais cada uma abrange em torno de três municípios. Em Santa Catarina são 22, com duas casas do mar, em Laguna e São Francisco do Sul.

Em parceria com a SED, a Arcafar beneficia jovens acima dos 15 anos, oferecendo ensino fundamental e médio com uma educação voltada ao meio em que vivem, melhorando a qualidade de vida, a renda familiar, além de promover uma formação integral que lhes permitem atuar como profissionais e se tornem pessoas em condições de exercer a plena cidadania. Sem contar que ainda contribui para evitar o êxodo rural.

A metodologia utilizada pelos professores nas Casas Familiares Rurais e do Mar é a da Alternância, inspirada no modelo francês e baseada na realidade dos filhos de agricultores e de pescadores, como forma de vincular o conhecimento teórico ao prático. Na SED, a coordenação do projeto está a cargo da Diretoria de Educação Básica, por meio da Gerência de Educação de Jovens e Adultos.

Por Suely de Aguiar da Ascom da Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina

Nenhum comentário:

Postar um comentário