terça-feira, 8 de novembro de 2011

Música e literatura na hora do almoço

Em formato de talk-show, o programa alia música e literatura num bate-papo informal com artistas de Brasília. Os escritores dramatizam seus textos e conversam sobre carreira artística e sobre o processo de criação, tudo entremeado com composições musicais.

O Canto das Letras é promovido pelo Espaço Cultural Zumbi dos Palmares, com o apoio da TV Câmara e do Sindilegis. Nesta terceira edição, teremos presença feminina na música, com a cantora e compositora Marina Andrade. Um fato interessante é a diferença de idade que separam os escritores convidados. São 58 anos. Anderson Braga Horta, com 77 anos, é autor de dezenas de livros e já ganhou vários prêmios. E Francis Espindola, de 19 anos, é uma jovem estudante de Letras  e escritora que está preparando sua primeira obra. Ambos são apaixonados pela arte de escrever e  vão mostrar ao público suas diferentes visões da literatura.

Anderson Braga Horta - Mineiro de Carangola, em Brasília desde 1960, o poeta, contista, ensaísta e crítico literário foi Diretor Legislativo da Câmara dos Deputados. Membro do Sindicato dos Escritores do Distrito Federal, da Academia Brasiliense de Letras e da Academia de Letras do Brasil, Anderson tem mais de 30 obras publicadas. Entre muitos títulos, é vencedor do Prêmio Jabuti de 2001, pela Câmara Brasileira do Livro, e do Prêmio Internacional de Literatura Brasil-América Hispânica, em 2007.

Francis Espíndola - Brasiliense, com 19 anos, é estudante do terceiro semestre do curso de Letras-Português na Universidade de Brasília. A jovem começou a escrever aos 11 anos e, por volta dos 14, criou um projeto de livro na forma de romance infanto-juvenil e, atualmente, mantém cadernos e blogs literários. Enquanto aguarda o resultado do Prêmio Literatura do Sesc, no qual concorre com um livro de contos, Francis frequenta, há um ano, o Núcleo de Literatura do Espaço Cultural Zumbi dos Palmares, onde troca experiências, aprende e se aperfeiçoa na arte de escrever.

Marina Andrade - Cantora, compositora e violonista, a artista tem um trabalho vasto em musicar textos de poetas consagrados, dentre eles Cecília Meireles, Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, Augusto dos Anjos e Fernando Pessoa.

Merece destaque o CD “Versos Íntimos”, de Augusto dos Anjos, com nove poemas musicados nas versões blues, pop, samba, rock e folk. Marina é produtora da trilha sonora do documentário: “Eu, estranho personagem”, produzido pela TV Senado,  e também para espetáculos teatrais. Gravou, ainda, os CDs: “E a canção é tudo”, de sambas antigos, e “Canção Excêntrica”, com músicas sobre poemas de vários outros poetas consagrados.

Assessoria de Imprensa doEspaço Cultural Zumbi dos Palmares da Câmara dos Deputados

Nenhum comentário:

Postar um comentário