domingo, 6 de novembro de 2011

Secretaria de Educação leva alunos de escolas públicas ao teatro

Projeto Eu Na Cena promove o acesso de estudantes a grandes espetáculos

                                                                                                                                                  
O Teatro Oi abriu suas portas neste sábado à noite (05) a um público que ajudou a lotar a sala para o premiado espetáculo As Olívias Palitam: estudantes de Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos do Distrito Federal, convidados pelo projeto Eu Na Cena a integrar uma proposta criativa que une Secretaria de Educação, com chancela institucional da Secretaria de Cultura do Distrito Federal ao Instituto Alvorada Cultural.

A iniciativa, apoiada nos âmbitos federal e distrital pela Lei Rouanet,  traz a cidade grandes espetáculos com ingressos a preços acessíveis para o público em geral e 10% da lotação garantida a alunos selecionados pela Secretaria de Educação do Distrito Federal.  

A expressão de surpresa dos alunos do Centro Educacional  310 de Santa Maria, Fernando Carvalho e Lucas Pinheiro, se manteve desde o abrir das cortinas – pisar numa sala de espetáculos pela primeira vez foi uma experiência que revelou as quatro atrizes da trupe As Olívias em performances que conquistaram o Brasil do teatro à TV em horário nobre.   

O Subsecretário de Desenvolvimento Educacional da SEDF Márcio Aquino, ele mesmo ex-aluno da rede pública, mencionou a emoção de tornar real a vivência do teatro para os alunos,  esforço que passa pela união de metas para identificar os estudantes no contexto social.

Representante da comunidade escolar do Centro Educacional 310 de Santa Maria, Clotilde Gomez durante a semana dedica-se ao preparo da alimentação escolar e ficou encantada com a caminhada que a integrou a um primeiro contato com a cena teatral.  

Antes do espetáculo,  os convidados especiais foram recepcionados por  Edriane Daher,  da Assessoria de Eventos da SEDF, para uma abordagem sobre o contexto cultural e a importância do projeto. Em uma sequência que deu maior sentido à nova aventura,  o Gerente do Teatro Oi, Victor Ribeiro,  conduziu o grupo pela orla do Lago Paranoá  ao local da Vila Amaury,  primeiro acampamento criado para a construção de Brasília, onde foi encontrada a espada dos bandeirantes. Habituado a recepcionar delegações internacionais, Victor considerou motivo de orgulho ensejar os estudantes e profissionais de educação nos bastidores da cultura da cidade. Localizado no complexo turístico Royal/Golden Tulip Alvorada Hotel, no setor de hotéis próximo à zona histórica de Brasília, o Teatro Oi tem uma edificação inspirada na arquitetura catalã de Gaudi. 

 “Em sintonia com temas abordados no Ensino Médio”, definiu o diretor do Instituto Alvorada Cultural, Ronaldo de Moura, mencionando as peças que vão entrar em cena nesta temporada do projeto. Todas já estiveram no eixo Rio-São Paulo e chegam à cidade trazendo ao palco elencos de destaque atuando em obras que versam de Dostoiévski à arte plástica contemporânea. As Olívias Palitam é um bom exemplo do que ainda está programado para surpreender os estudantes.

Em Cena e Eu na Cena

Parte da versão sócioeducativa do projeto Encena (do Instituto Alvorada Brasil) por um teatro acessível ao grande público. Com ingressos a trinta reais (R$ 30,00) a inteira para o público em geral, o Encena espera atingir um público carente de espetáculos teatrais de alta qualidade, que, geralmente, circulam de forma restrita no eixo Rio-São Paulo. 

O Eu Na Cena é a ponte sócioeducativa com a Secretaria de Educação do Distrito Federal e quer trazer alunos das cidades ao contato com o palco. Contrapartida cultural do projeto contemplado pela Lei Rouanet, viabiliza a participação de alunos e prevê a reserva de 42 ingressos para os estudantes da rede pública a cada espetáculo. Isso corresponde a 10% da capacidade do Teatro Oi Brasília. Além disso, o Eu na Cena prevê o acesso dos alunos aos bastidores do teatro; um bate-papo com os atores e  mesas-redondas para compreender o contexto dos espetáculos. 

As peças estão sendo encenadas no Teatro Oi Brasília desde o período de outubro de 2011 até abril de 2012. O público brasiliense assistirá a dez companhias teatrais com artistas já consagrados no universo cênico brasileiro, que apresentam 12 trabalhos inéditos na capital federal.

As peças têm como eixo comum,um viés contemporâneo do teatro brasileiro, seja com textos de autores nacionais, seja com adaptações da literatura clássica mundial. Os textos abordam diversas temáticas que possibilitarão aos estudantes espectadores, a partir da identificação com os personagens e situações apresentadas no palco, vivenciar de forma lúdica os diversos matizes das relações humanas e do ensino transversal de temas do currículo escolar. 

Além do humor inteligente do espetáculo As Olívias Palitam, ainda virão à cidade outros de idêntica qualidade. Entre eles:  Vozes Dissonantes (expressão política e textos do Padre Antônio Vieira, Aqueles Dois (a profundidade dos relacionamentos), O Homem que Amava Caixas (baseado no livro australiano de Stephen Michael King),  O Grande Inquisitor  e O Sonho de um Homem Ridículo (da obra de Dostoiévski),  A Casa Amarela (uma reflexão sobre Vincent Van Gogh), A  Poltrona Escura (contos do dramaturgo Luiggi Pirandelo), Eu te Amo (brincadeiras cênicas acerca das relações humanas), O Papagaio de Dilma (abordagem política no contexto atual)  e Simplesmente Eu – Clarice Lispector (autoretrato da escritora brasileira).

Ascom da Secretaria de Educação do Distro Federal
Foto: Rômulo Serpa

Nenhum comentário:

Postar um comentário