domingo, 6 de novembro de 2011

Sessão solene da Câmara homenageia o centenário da cidade de Crateus no Ceará


Pela primeira vez em sua história, a cidade de Crateús será homenageada com uma sessão solene na maior Casa Legislativa do País. O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, aprovou requerimento do deputado, João Ananias(PCdoB-CE) para realização da homenagem aos 100 anos do Município de Crateús. Essa sessão acontecerá no dia 07/11, às 10h00, no Plenário da Câmara dos Deputados com transmissão pela TV Câmara para todo o Brasil.

Convidamos a colônia cearense para participar desse memorável evento. O gabinete do deputado, João Ananias estará à disposição para mais informações.

Cratéus


Localizada no Sertão dos Inhamuns, a cidade de Crateús fica a 347 km de Fortaleza. Ela possui vários sítios arqueológicos importantes.

A região do sertão, localizada no centro do estado, é circundada pelas chapadas da Ibiapaba, Cariri e Apodi. A topografia sertaneja apresenta planícies formando as depressões dos cursos dos rios Jaguaribe, Acaraú e Coreaú, os pés-de-serra, serrotes e serras que não atingem 600 metros.

A aridez do clima dominante reflete-se pela presença da caatinga que se caracteriza pela forte adaptação a insuficiência d'água, aos solos rasos e pedregosos, aos altos índices térmicos e baixa pluviosidade. Na estação das chuvas a caatinga é um misto de árvores e ervas e no estio reduzem-se a espécies arbóreas ou arbustivas. Merece atenção a flora das várzeas, dominadas quase que exclusivamente pela carnaubeira.

Por localizar-se na região dos sertões do Ceará, Crateús apresenta clima semi-árido, com pluviosidade muito reduzida. Em certas épocas, há seca, e a situação só piora com o forte calor – eleva-se o índice de evaporação e reduz a disponibilidade de água no solo.

O Rio Poti atravessa a região de Crateús até alcançar o boqueirão da Chapada do Ibiapaba por onde penetra no Piauí através do Rio Parnaíba.

O "mergulho folclórico" é constituído de apresentações de grupos de Reisado, Bumba-meu-boi, Dança de São Gonçalo, cantorias, dramas e exposições de artesenato. Desafios de violas, concursos e prêmios animam o Festival de Repentistas de Crateús, que conta com a participação de violeiros até de outros estados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário